Confira o texto do Dr. Paulo Cesar Magnusson sobre a Canelite.

É um termo popular da famosa dor de perna que ocorre geralmente em atletas corredores e pessoas que praticam atividades físicas de impactos repetitivos prolongados em pisos duros. Trata-se na realidade de um processo inflamatório em tendões, músculos e osso da tíbia gerando uma dor local durante a atividade física chamado no meio médico de síndrome do estresse medial da tíbia ou também de periostite.

A causa deste processo inflamatório está relacionado a uma sobrecarga na região interna da perna devido ao impacto repetitivo no local em pisos duros sem uso de calçados esportivos adequados, sem um bom condicionamento muscular (fortalecimento e alongamento) e desalinhamento de membros inferiores (tipo de pisada e pés planos e supinados).

A dor comumente ocorre na região póstero medial da perna logo acima do tornozelo sendo as vezes acompanhada de edema (inchaço) local durante as atividades físicas a qual geralmente regride após algum tempo após sua suspensão.

Medidas para prevenir o aparecimento dos sintomas, principalmente em grupos de risco como corredores e saltadores, seria um bom controle da intensidade e volume de exercícios, uso de calçados esportivos adequados para a atividade, alternância de piso e bom condicionamento muscular (fortalecimento e alongamentos).

Canelite CTO Indaiá

A conduta inicial a ser adotada ao aparecimento dos primeiros sintomas é suspensão imediata das atividades físicas de impacto e salto, utilizando a água e a bicicleta ergométrica para manutenção de seu condicionamento cardio respiratório. A avaliação de um médico ortopedista é fundamental para uma melhor investigação complementar pois muitas destas queixas, principalmente as crônicas em pessoas jovens devem ser diferenciadas de outras patologias como a fratura de estresse da tíbia (uma fratura óssea local por sobrecarga) a da síndrome compartimental crônica (aumento da pressão do compartimento muscular levando a problemas circulatórios e neuro musculares).

CategoryReportagens

Ligue: (19) 3801-9700